Oriundo do mediterrâneo, o Alecrim é uma planta que tem sido usada ao longo de séculos como medicamento e na alimentação, que se encontra presente tanta na gastronomia como a nível terapêutico ou medicamentoso.
Desta planta perene, é extraído o óleo essencial de alecrim, benéfico para a queda do cabelo e tratamentos de couro cabeludo.
De notar que os óleos essenciais são extraídos de plantas vegetais e encontram-se em doses extremamente concentradas, pelo que são usados tanto para cozinhar, como para limpar, e a nível de saúde, para além de outras aplicações. No caso específico este óleo essencial pode ser usado como um remédio caseiro.
Para além de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, este óleo essencial pode melhorar o estado da memoria e a circulação sanguínea.
No caso do óleo essencial de alecrim muito se tem falado e discutido sobre as propriedades curativas e ou melhoras significativas na redução da queda do cabelo ou alopecia, e que seria um promotor no que respeita o crescimento capilar.
Óleo de Alecrim no tratamento da queda do cabelo
O conceito de onde deriva a afirmação de que o óleo essencial de Alecrim tem benefícios para o crescimento do cabelo, baseia-se na realidade de que a planta apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na melhora da circulação sanguínea na zona do couro cabeludo favorecendo o crescimento dos nervos capilares.
Deste modo o que realmente faz é fortalecer os folículos capilares, evitando que estes deixem de ser irrigados pela circulação sanguínea, que morram e consequentemente propiciem a queda de cabelo.
Para além dos benefícios citados acima, o óleo essencial de Alecrim evita o envelhecimento precoce e o aparecimento da caspa. Previne igualmente o ressecamento do couro cabeludo e desvitalizado, bem como a comichão localizada.
Evidências científicas
Existem alguns estudos científicos que comprovam que o ácido carnósico, um dos componentes ativos do alecrim, beneficia o tecido nervoso, melhorando os tecidos e os estragos nos nervos, segundo um estudo efetuado para o efeito.
Estudos recentes determinam que o alecrim ajuda e restabelece o processo de rejuvenescimento dos nervos do couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável, e prevenindo a queda capilar.
Um ensaio sobre o mesmo tema, demonstrou que o óleo essencial de alecrim comparando com o Minoxidil. normalmente usado para a queda do cabelo. O alecrim provou a sua eficácia sendo tão bom ou melhor que o Minoxidil, uma vez que melhorou significativamente a comichão no couro cabeludo, tendo sido para o efeito testados os produtos em seres humanos com calvície masculina e feminina.
Efetuaram-se outros estudos que identificam de forma inequívoca que o alecrim promove realmente o crescimento e o espessamento do cabelo e previne a sua queda, como um restaurador capilar, que se deveu essencialmente à melhora da circulação sanguínea localizada.
Como usar o Óleo de Alecrim na prevenção da Queda do Cabelo?
Pode iniciar o processo usando 1 a 2 vezes por semana e aumentar a frequência quando assim o desejar ou quando se sentir mais à vontade no manuseamento dos produtos.
5 gotas de Óleo essencial de alecrim, mais uma colher de chá de um outro óleo condutor (óleo de coco, óleo de amêndoas doces ou jojoba) e faça uma massagem equitativamente por todo o couro cabeludo depois do banho. Pode ou não enxaguar o óleo após a sua utilização sendo este procedimento completamente facultativo. Se realmente passar por água, deverá antes deixar o óleo atuar entre 5 a 10 minutos, para poder usufruir de todos os seus benefícios.
Pode misturar nos condicionadores ou nos shampoos, deitando um pouco desses produtos na mão e misturar bem 2 a 3 gostas de óleo essencial de alecrim, e passar no couro cabeludo (incorpore somente num dos produtos – no shampoo ou no amaciador – condicionador).
O que evitar no óleo de alecrim
Não deve aplicar muito óleo no couro cabeludo, sabendo que se trata de um produto muito concentrado. Não é por colocar maior quantidade que vai restabelecer mais depressa o crescimento do cabelo. Antes pelo contrário, pode até reverter e retardar o processo uma vez que o óleo de alecrim em excesso pode irritar a pele e causar algum incómodo. Contudo, não representa qualquer perigo para a saúde.
Evite o contato direto com os olhos. Se isso se verificar lave abundante e rapidamente com água fria corrente. Sempre que pretender aplicar na pele o óleo essencial de alecrim deve sempre usar o óleo condutor (diluir) antes de o aplicar.
Não deve aplicar este ou quaisquer outros óleos essenciais durante a amamentação ou durante a gravidez, uma vez que não existem estudos científicos suficientes para provarem a sua segurança nestas situações especificas.
Resumindo
Com poucos efeitos colaterais o óleo essencial de alecrim compete com outros produtos comerciais, proporciona o bem-estar do couro cabeludo, promovendo a irrigação sanguínea e prevenindo que os folículos morram e se dê a queda do cabelo. Bem usado nas dosagens certas, promove o crescimento do cabelo, evitando o ressecamento do couro cabeludo, e a comichão, promovendo uma cabeleira saudável e espessa, protegendo contra a queda do cabelo precoce. Considerado por muitos um elixir por excelência, para a prevenção dos problemas de alopecia, que tanto afetam homens e mulheres em todo mundo.
- YOSHIDA Hidemi; MIMURA Junsei et al. Edaravone and carnosic acid synergistically enhance the expression of nerve growth factor in human astrocytes under hypoxia/reoxygenation. Neuroscience Research. Vol.69. 4.ed; 291-298, Abril 2011.
- PANAHI Yunes; TAGHIZADEH Mohsen et al. Rosemary oil vs minoxidil 2% for the treatment of androgenetic alopecia: a randomized comparative trial. Skinmed. 15-21, Jan-Fev 2015.
- MJ Harries; J Sun; R Paus; L E King. Management of alopecia areata. bmj. Vol.341; 242-246, Julho 2010.
- JALALI-HERAVI Mehdi; MOAZENI Rudabeh; SERESHTI Hassan. Analysis of Iranian rosemary essential oil: Application of gas chromatography–mass spectrometry combined with chemometrics. Journal of Chromatography A. Vol.1218. 18.ed; 2569-2576, Maio 2011.











